Arquitetura Moderna

Ao realizar todo projeto, é importante conhecer as características de cada um dos estilos de arquitetura, que pode ir da arquitetura clássica à arquitetura moderna.

No processo da história das sociedades, ideias sobre beleza e harmonia artística mudaram, com a necessidade de diferentes tipos de construção, e por consequência, novos métodos de construção foram desenvolvidos.

Portanto, foram surgindo novos conceitos arquitetônicos, o que fez surgir também novos estilos de arquitetura, como a arquitetura moderna, a arquitetura contemporânea, sustentável, entre outros.

O conceito de estilo em arquitetura é extremamente compreensível: é baseado em uma ideologia específica e corresponde às demandas da sociedade em uma determinada época.

Nesse contexto, os estilos arquitetônicos foram evoluindo ao longo do tempo, levando em consideração fatores como clima, religião, cultura e tecnologia, chegando ao que hoje chamamos de arquitetura moderna e contemporânea.

Nós, da Bijos Arquitetura, levamos em conta as necessidades e sonhos de cada um de nossos clientes, a fim de desenvolver um projeto personalizado e que atenda às suas expectativas.

Embora hoje em dia a arquitetura moderna esteja em alta, muitos clientes ainda priorizam elementos mais clássicos em seus projetos, e é exatamente esse o foco da Bijos Arquitetura, ou seja, integrar o estilo ao projeto.

Continue a leitura e entenda em detalhes o que é um estilo de arquitetura, destacando a história da arquitetura moderna, suas características, a diferença entre arquitetura moderna e contemporânea e outras curiosidades!

O que é um estilo de arquitetura

Um estilo de arquitetura é caracterizado pelas características que tornam uma construção ou uma outra estrutura destacável ou historicamente identificável.

Assim, um estilo pode incluir elementos tais como a forma, o método de construção, os materiais utilizados, entre outros.

Em arquitetura, essas características são classificadas em razão do aspecto visual, estrutura, materiais e período histórico e se aplicam a todos os estilos, incluindo a arquitetura moderna.

Apesar da arquitetura moderna estar em alta, os arquitetos podem usar diferentes estilos arquitetônicos, os quais evoluem com o tempo, refletindo os comportamentos, as religiões, novas ideias, materiais e tecnologias.

Sendo assim, para se chegar à arquitetura moderna, existe toda uma história por trás, até mesmo se beneficiando de arquitetura clássica características, tendo em vista que na arquitetura clássica, o arquiteto busca a perfeição e a simetria. 

Mas é importante ressaltar que quando o estilo da arquitetura moderna muda, isso ocorre gradualmente, consequentemente, os arquitetos aprendem e se adaptam às novas ideias.

Além disso, os estilos se propagam para diferentes locais, no entanto, de uma maneira totalmente nova, com características únicas.

Por fim, após um determinado estilo ter passado da moda, por assim dizer, as reinterpretações podem acontecer. 

E cada vez que um novo estilo ressurge, é diferente, com a inclusão de novos elementos e perspectivas, como o observado na arquitetura modernista.

Entretanto, mesmo com uma diversidade de estilos, a arquitetura moderna revolucionou a forma como os profissionais concebem e constroem edifícios, casas, lojas, etc.

Seja a arquitetura moderna ou qualquer outro estilo, os arquitetos e engenheiros da Bijos Arquitetura estudam cuidadosamente as necessidades de cada cliente, a fim de elaborar um projeto personalizado.

Mesmo com sede em Bauru, São Paulo, a Bijos Arquitetura também presta assessoria e consultoria em várias outras cidades, assim, mais e mais pessoas podem ter acesso a um serviço de excelência e contar com profissionais altamente qualificados.

Breve história da arquitetura moderna

A arquitetura moderna surgiu no início do século XX, como uma espécie de reação aos estilos arquitetônicos anteriores, como o barroco e o neoclassicismo.

Nesse cenário, na arquitetura moderna, os arquitetos buscaram criar construções que fossem funcionais e eficazes, deixando um pouco de lado a decoração ou ornamentação, que é a base da arquitetura moderna.

Foi nessa época que a arquitetura moderna se expandiu graças aos arquitetos Le Corbusier, Walter Gropius e Mies van der Rohe.

Esses arquitetos, representantes da arquitetura moderna, focaram-se em projetar construções que estivessem em harmonia com o ambiente e que refletissem as necessidades da sociedade moderna.

Essas construções baseadas na arquitetura moderna eram caracterizadas por planos abertos, uso intenso de vidro e aço, e uma atenção especial à funcionalidade e eficiência, o que já começava a apontar os princípios da arquitetura minimalista interiores.

A arquitetura moderna é igualmente marcada pela utilização de novas técnicas e materiais de construção, como aço e vidro. Esses materiais permitiram aos arquitetos criar construções com formas e estruturas inéditas.

Vale frisar que a arquitetura moderna, também chamada de arquitetura modernista, envolve diversos conceitos da arquitetura.

Um outro ponto a mencionar é que a arquitetura moderna influenciou profundamente a arquitetura contemporânea no Brasil, e como dito acima, a arquitetura moderna tem ênfase na funcionalidade, simplicidade e utilização de novos materiais e tecnologias.

Principais características da arquitetura moderna

Sem dúvida, a arquitetura moderna surgiu para criar construções que visassem suprir as novas necessidades e exigências das pessoas, logo, na arquitetura moderna, os espaços precisaram se adaptar a essas mudanças.

Quanto à arquitetura moderna características, podemos descrever:

  • Funcionalidade: a arquitetura moderna é caracterizada por construções concebidas para atender às necessidades da sociedade, ou seja, a arquitetura moderna Brasil foca em construções eficientes e práticas;
  • Simplicidade: uma das características da arquitetura moderna é a simplicidade, integrando também a arquitetura minimalista. Dessa forma, a arquitetura moderna busca criar uma estética refinada evitando uma decoração excessiva;
  • Utilização de novos materiais e tecnologias: a arquitetura moderna utiliza novos materiais e tecnologias para criar construções únicas;
  • Espaços abertos: a arquitetura moderna também é caracterizada por planos abertos, que permitem uma circulação livre no interior, que inclusive é um dos pilares da arquitetura moderna
  • Integração com o ambiente natural: a arquitetura moderna integra as construções com seu ambiente natural. E aqui se destaca a arquitetura sustentável, que é a utilização de materiais naturais, de maneira que a construção não impacte o ambiente.

É importante mencionar que a arquitetura moderna teve um impacto significativo na sociedade contemporânea, tendo em vista que a arquitetura moderna contribuiu para transformar as cidades, tornando-as mais funcionais e adaptadas às necessidades da população.

A arquitetura moderna também influenciou outras áreas da cultura, como a arte, a literatura e a música.

E sem falar que a arquitetura moderna inspirou diversos arquitetos e designers, que continuam a explorar os diferenciais da arquitetura moderna.

Qual a diferença entre arquitetura moderna e arquitetura contemporânea?

É muito normal a confusão entre arquitetura moderna e arquitetura contemporânea brasileira, já que muitas pessoas acreditam que são a mesma coisa, mas são conceitos distintos.

A principal diferença entre arquitetura moderna e arquitetura contemporânea residencial refere-se principalmente ao período de tempo em que cada uma se desenvolveu e às características estilísticas associadas a cada uma delas

Como mencionado acima, a arquitetura moderna tem como foco uma construção mais simples, se concentrando na sua funcionalidade e eliminando os detalhes e embelezamentos excessivos.

Por sua vez, a arquitetura contemporânea é baseada no “agora”, influenciada pelas condições sociais, tecnológicas e culturais do presente.

Hoje em dia, a arquitetura moderna contemporânea está cada vez mais presente em projetos residenciais e comerciais, sendo caracterizada pela diversidade e ecletismo. 

Como não há um estilo dominante, os arquitetos contemporâneos têm a liberdade de explorar uma ampla gama de estilos, incluindo a arquitetura moderna, materiais e técnicas, até mesmo incorporando detalhes da arquitetura minimalista contemporânea.

Por sua vez, existem elementos da arquitetura moderna que são incorporados aos projetos contemporâneos, como espaços amplos e abertos, grandes janelas, elevações e áreas verdes.

Na Bijos Arquitetura, nossa equipe possui toda a expertise em diversos estilos de arquitetura, sendo uma referência tanto na arquitetura clássica no Brasil, quanto na arquitetura moderna e contemporânea.

Como cada cliente é único e com necessidades específicas, pensamos em um projeto que traduza realmente o que ele deseja e atenda às suas expectativas, seja com base na arquitetura moderna ou outro estilo.

Com sede em Bauru, atendemos toda a região, mas também disponibilizamos nossos serviços para outros estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, apenas para citar alguns.

Por que investir na arquitetura sustentável?

Além da arquitetura moderna e contemporânea, a arquitetura sustentável Brasil está cada vez mais em alta, em particular devido à maior conscientização das pessoas do impacto que causam no ambiente.

Ainda é possível aliar a arquitetura moderna à sustentabilidade, ou seja, criar espaços funcionais e ao mesmo tempo utilizar a arquitetura sustentável materiais ecologicamente corretos durante todo o processo de construção.

Fora os benefícios para o ambiente e a redução de custos, a arquitetura sustentável projetos permite ter uma casa bonita utilizando materiais naturais, levando a reduções significativas de energia.

Por outro lado, diversas construções sustentáveis são conhecidas por sua estética em razão do design diferenciado, além de poderem ser alinhadas perfeitamente à arquitetura minimalista residencial ou à arquitetura moderna, tornando o projeto único.

É importante citar que à medida que a população aumenta, também há uma maior demanda de recursos naturais, como a água e energia.

E graças à utilização de tecnologias e processos sustentáveis, isso aumenta a eficácia da água e energia, onde a arquitetura sustentável é a solução, podendo ser facilmente incorporada à arquitetura moderna.

A Bijos Arquitetura, com sede localizada em Bauru, São Paulo, tem como prioridade oferecer aos seus clientes o que há de mais inovador em arquitetura moderna, adaptando os projetos de acordo com o perfil e necessidades de cada um.

Conheça nossos outros projetos em www.jbijos.com.br

Compartilhe!